Quem
Somos
Proposta
Pedagógica
Espaço Espaço Bebê Kids Curiosidades Alimentação Contato

Curiosidades

É chover no molhado dizer que todo pai e mãe quer o melhor para seu bebê. Mas será que você sabe como para garantir que seu filho desenvolva plenamente seu potencial? Isso começa cedo, antes mesmo do nascimento! Para nossa sorte, a ciência já apontou algumas lições, e uma delas é que o estímulo correto desde cedo garante às crianças melhores resultados na escola, melhor sociabilidade e até mais saúde ao longo da vida.

Tudo começa com o cérebro. Já no primeiro mês de gestação começa a se formar esse órgão que controla tudo o que somos, pensamos e sentimos. Ele se modifica e se adapta a partir dos estímulos que recebemos. Quando vemos uma imagem, ouvimos uma música ou interagimos com alguém, por exemplo, milhares de conexões estão sendo feitas no nosso cérebro para receber essas informações, interpretá-las e responder a elas. Esse exercício cerebral fortalece as conexões entre os neurônios, fazendo com que o cérebro se aperfeiçoe ao longo do tempo.

Os cientistas mostraram que essa adaptação e evolução são constantes- é por isso que sempre podemos aprender coisas novas -, mas é nos primeiros anos de vida que o cérebro se desenvolve mais intensamente. É por isso que esse período é frequentemente chamado pelos neurocientistas "janela de aprendizado" ou "período crítico".

Para que o cérebro alcance seu potencial, pais devem oferecer estímulos e experiências diferentes, desde cedo. "Quando os bebês são deixados sozinhos sem interação com os objetos e pessoas, eles não exercitam a capacidade que possuem", alerta a professora Leda Maffioletti, da Faculdade de Educação da UFRGS. A psicopedagoga e especialista em neurofisiologia humana Marta Relvas concorda: "Um ambiente rico em oportunidades, vivências e experiências é crucial para garantir um bom desenvolvimento cerebral", diz.

Fonte: Educar para crescer