Quem
Somos
Proposta
Pedagógica
Espaço Espaço Bebê Kids Curiosidades Alimentação Contato

Curiosidades

Que as crianças precisam de regras e limites, isso é bem claro. Mas o que aflige muitos pais é saber como fazer para que seus filhos obedeçam a essasorientações. Em resumo: como exercer a autoridade paterna e materna e como conquistar o respeito dos filhos. Em primeiro lugar, é preciso fazer uma distinção: ter autoridade é bem diferente de ser autoritário. 

O pai ou a mãe autoritários são aqueles que só conseguem que suas ordens sejam obedecidas por meio da repressão, das ameaças e até pelo uso da violência física ou verbal. Quem age assim pode até conseguir que o filho obedeça naquele momento uma ordem. Mas não estará educando: nada garante que a criança entenda porque precisa seguir aquela regra e continue obedecendo quando os pais não estiverem por perto.

Os pais que têm autoridade são aqueles que estabelecem combinados com os filhos e têm persistência para cobrar que eles sejam cumpridos, estabelecendo e aplicando conseqüências quando a criança quebra as regras. Veja as dicas dos especialistas para se fazer respeitar:

  1. É de pequenino que se torce o pepino
  2. Seja amigo, mas não deixe de ser pai ou mãe
  3. Não seja autoritário, mas dê limites
  4. Não faça todas as vontades de seu filho
  5. Seja firme até na hora da alimentação
  6. Não ceda ao choro, birras e manhas
  7. Seja persistente
  8. Saiba como estabelecer punições
  9. Resolva conflitos longe da criança
  10. Dê o exemplo

Fonte: Educar para crescer

Sistema Interno de Câmeras    Tutorial